Foram investidos R$ 1,3 milhão destinados à compra da terra, despesas cartoriais, assistência técnica para os produtores e investimento inicial em infraestrutura produtiva
Agricultores familiares do município de Japaratuba receberam o documento de posse da propriedade Santa Tereza, localizada no povoado São José. São nove famílias instaladas na propriedade por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). A solenidade de entrega das escrituras aconteceu no dia 17 de novembro, na sede da Superintendência do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Sergipe.
De acordo com a gerência da Unidade Técnica Crédito Fundiário em Sergipe (UTE/SE) José Silveira Dantas Neto, o valor total investido chega a R$ 1.386.803,90 destinado à compra da terra, despesas cartoriais, assistência técnica para os produtores e investimento inicial em infraestrutura produtiva. O projeto técnico demonstra que a propriedade é viável para a produção agrícola e pecuária e já dispõe de plantio nativo das mangabas, em fase de produção.
“Nós do Governo do Estado, por meio da Pronese e Secretaria da Agricultura, nos sentimos realizados por ver mais um grupo de agricultores conquistando seu pedaço de terra. É um trabalho intenso de nossa equipe, que viabiliza o projeto técnico, realiza o trabalho de diálogo com os produtores, com a instituição financeira, até chegarmos a um projeto de assentamento que seja viável para os produtores, se consolidando neste momento de entrega das escrituras”, destacou o gerente da UTE/SE, Silveira Dantas.
A jovem agricultora, Laisa Machado da Paixão, acompanhou seu esposo, Fernando Marques Santana, recebendo a escritura e demonstrou o sentimento de felicidade de ter uma propriedade. Eu agradeço a toda equipe da Pronese que nos ajudou muito na conquista desse sonho. Eu, como jovem, mulher, filha de agricultores, sempre tive o sonho de ter a minha terrinha ali para plantar e criar meus animais. Agora vejo esse sonho realizado. É dessa terra que eu vou garantir o futuro dos meus filhos”, disse Laisa.
Além do gerente da UTE/SE, participaram da solenidade o diretor financeiro da Pronese, Misael Dantas, os técnicos José Carlos de Jesus Santos e Alceu Oliveira Diniz; o deputado federal João Daniel, a gerente do Banco do Brasil, Solange Barbosa – agente financeira responsável pela liberação dos recursos de aquisição da propriedade – o superintendente federal do MAPA/SE, Antônio Reis, e do MDA/SE, Roberto Araújo.













